Brotando Vida!

Boa tarde, queridos! O assunto dessa tarde maravilhosa é muito cheio de vida…

 É muito com nos dias de hoje vermos pessoas sofrendo de fadiga, falta de energia, doenças degenerativas e baixa autoestima, não é mesmo? Todos esses sintomas faz com que elas se sintam mal diariamente. Já aconteceu algo do tipo com você? Em que momento da sua vida isso aconteceu?

 Geralmente acontece em momentos de estresse, correria, falta de cuidados com a saúde, alimentação e com a mente. Vamos perceber que algo está errado quando o nosso corpo começa a dar sinais como esses mencionados. Mas afinal, o que podemos fazer para ajudar a recuperar essas energias?

 São inúmeras as atitudes que devemos tomar para que o corpo comece a reviver… Mas o que quero falar hoje com vocês é sobre um elemento muito especial, que poucos sabem: as sementes e os brotos!

            Os brotos são alimentos vivos. Quando as sementes germinam, uma enorme quantidade de força vital é liberada, e você, ao consumi-las, recebe uma grande fonte de nutrientes. Nesse processo as sementes adquirem uma concentração maior de vitaminas, importantes para ativar o sistema imunológico na proteção contra o envelhecimento, doenças como o câncer, problemas cardíacos e obesidade.

  Como exemplo, temos o broto de alfafa, que possui grande quantidade de vitamina K, importante na função hepática e sanguínea, além das vitaminas A, D, E e C. Contém também os poderosos nutracêuticos alfacaroteno e betacaroteno, as vitaminas do complexo B, cálcio, clorofila, cobre, aminoácidos essenciais, ferro, proteínas e outros.  Graças a essas características os brotos de alfafa atuam com desintoxicante, diurético, diminuem a intensidade das inflamações, reduzem o colesterol, equilibram hormônios, corrigem a anemia, distúrbios de coagulação, problemas articulares e ósseos, e outros.

É importante saber a diferença entre brotos e grãos germinados. Broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8cm. e 10cm. de altura e apresentam folhas definidas. O grão germinado, é o momento inicial quando apenas uma pequena haste aparece.

Qual semente posso usar?

Qualquer semente passível de se tornar uma planta nutritiva pode ser germinada. Quase todos os grãos são saudáveis. Devemos apenas tomar cuidado quanto a sua procedência, dando preferência aquelas que são orgânicas!

E como faço para germinar uma semente?

 Existem vários métodos, utensílios, e orientações específicas para cada semente.  O esquema abaixo foi retirado de um livro que tenho em casa, muito bom.  (clique para ampliar)

            Os brotos germinados são muito bem vistos pela culinária saudável! Podemos fazer sucos vivos, sucos verdes, comer junto com folhas em saladas, fazer muffins, finalizar sopas, fazer pães, sanduíches e muitas outras preparações…

Que tal esse sanduíche? 

Pão integral c/ gergelim- Hambúrguer de cenoura c/ queijo de búfala- Tomate- Abobrinha- Cebola roxa- Broto de Alfafa

 

 

 

Será que alguém aí gostaria da receita desse delicioso sanduíche?

E uma dica de livro muito especial sobre brotos?

Tire fotos do seu broto e explique como você fez para germinar. Em seguida invente uma receita para esses brotos, tire fotos e mande tudo por e-mail! Vamos ver quem é mais criativo? Vale um livro presente, pessoal! Quem quer ganhar?

Anúncios
Publicado em: Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s