Cuscuz de quinua, legumes e shimeji + Dica da Nutricionista!

Boa tarde, pessoal!

Receita ótima que preparei para o almoço de hoje… Espero que gostem!

Ingredientes:

1 e ½ xícara de Quinua- clique aqui para post com informações nutricionais

Farinha de milho até dar o ponto

1 cebola média picada

3 dentes de alho amassados

2 colheres bem cheias de caldo de legumes (receita aqui)

1 cenoura

1 berinjela pequena

1 abobrinha pequena

1 bandeja de shimeji

Ervas finas à gosto

Sal à gosto

1 ovo cozido

Folhas de salsinha

Azeite

Preparo: Cozinhe a quinua conforme orientações do fabricante, colocando um pouco de sal, ou até ficar bem macia. Enquanto isso, caso tenha um processados de alimentos, processe a cenoura descascada e a abobrinha até ficarem bem picadinhas; retire a casca da berinjela e pique em quadrados pequenos e reserve. Lave bem o shimeji e pique em pedaços médios e reserve. Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente o caldo de legumes e um pouco de água, vá mexendo até dissolver bem. Logo após despeje os legumes processados e a berinjela, misture muito bem e deixe em fogo médio para começas a cozinhar; acrescente o shimeji e continue mexendo. Acrescente mais um pouco de água, despeje junto a panela a quinua já cozida e mexa bem. Coloque um pouco de ervas finas, ou outro tempero à gosto. Mexa bem. Veja o sabor e corrija com o sal. Acrescente mais água, mexa bem e vá adicionando a farinha de milho. Mexa vigorosamente. Vá acrescentando mais água e/ou farinha de milho até ir desgrudando o fundo da panela e ir tomando consistência de cuscuz. Acrescente mais um pouco de azeite e mexa bem. Assim que estiver pronto, unte com manteiga uma forma de pudim (plástico), corte o ovo cozido em rodelas e disponha no fundo da forma junto com folhas de salsinha, vá acrescentando o cuscuz e amassando com uma colher para ficar bem firme. Após terminar, passe uma faca sem serras envolta da forma e no meio para desgrudar o cuscuz e desenforme em um prato.

DICA DA NUTRICIONISTA– Sirva o Cuscuz com:

Salada Elaborada: 1 pires de mix de folhas (rúcula, radicchio, alface americana), 3 bolas de queijo de cabra, 5 tomates cereja, 2 nozes e  1 castanhas picadas, 1 colher de sopa de presunto parma ralado, 1 figo cortado em meia lua, croutons integrais, molho de geléia (1 colher de sopa de geléia de damasco misturada com 2 colheres de sopa de água filtrada);

Bebida: suco de polpa de caju, de preferência sem açúcar, ou adoçado com açúcar cristal orgânico Demerara Native, ou adoçante orgânico Neotévia (tomar o suco NO MÍNIMO MEIA HORA APÓS A REFEIÇÃO).

Bom Apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s