Cuidando das nossas crianças…

            “Em um país obcecado pela boa forma física, no qual a aparência muitas vezes abre portas, uma situação paradoxal ganha espaço. Os maus hábitos alimentares, aliados ao sedentarismo, estão contribuindo para o aumento da obesidade infantil no país”. A médica Lizanka Marinheiro, chefe do ambulatório de endocrinologia feminina e climatério do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e professora do mestrado em saúde da mulher e da criança na mesma instituição, diz que os fatores que impulsionam a obesidade começam, muitas vezes, nos hábitos adquiridos e/ou herdados dentro de casa. “A obesidade entre adultos influencia diretamente as crianças” diz Lizanka. (Fonto: Fiocruz, por Ricardo Valverde)

                De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% das crianças e adolescentes, no Brasil, estão acima do peso e 7,3% são obesos. Uma das principais causas deste problema é a má alimentação.

                Para que uma criança crie hábitos saudáveis em sua alimentação é muito importante que os pais as incentivem a comer verduras, legumes e frutas, adequadamente, ampliando e variando sempre as opções e, principalmente, respeitando o período de aleitamento exclusivo e posterior introdução dos alimentos de forma correta.

                O hábito alimentar de toda a família influenciará plenamente na formação e crescimento da criança, visto que os mais velhos sempre são tidos como o exemplo. Por isso, é muito importante que o momento das refeições seja em lugares calmos, em horários pré-determinados, sempre que possível junto aos pais. O convívio com o preparo dos alimentos e vivências em hortas e plantações são experiências fantásticas que estimulam a curiosidade e todos os sentidos da criança, dentre eles o paladar.

                Sabe-se que atualmente as crianças ingressam ao mundo escolar muito cedo, antes até de completarem um ano de vida, no caso das creches que se tornam a primeira opção para os pais que trabalham o dia todo. E é nesse contexto que devemos dar uma maior atenção, já que as principais refeições do dia serão feitas no ambiente fora de casa e longe dos familiares, e também são nesses momentos que a criança entra em contato com alimentos industrializados, fast foods, salgados servidos em cantinas, guloseimas e muito mais.

                A escola depois da família é o espaço que deve estimular hábitos saudáveis de alimentação.  A nutrição inadequada é uma barreira ao aprendizado. Pesquisas mostram que crianças que não se alimentam direito acabam por prejudicar seu desenvolvimento escolar.  A  obesidade infantil transformou-se em um problema sério de saúde, numa epidemia que vem se alastrando e já atinge parte expressiva da população nessa faixa de idade.

            Observem os gráficos abaixo:

            

               As escolas devem estimular brincadeiras, atividades físicas desde cedo, para que a criança comece a gastar sua energia adequadamente e de maneira que consigam repor nas horas das refeições. Por isso as escolhas alimentares para os lanches devem ser saudáveis, contendo frutas, sucos naturais sem adoçantes, fonte de laticínios, carboidratos e proteínas, lembrando a importância da idade da criança quanto à introdução de certos alimentos.

                Muitas escolas já possuem projetos educacionais para as crianças, voltados à alimentação, ao conhecimento dos alimentos e suas importâncias, e até constroem suas próprias hortas junto aos alunos.

 Dicas

 

  •                 Usar atrativos coloridos e até mesmo ‘brincar’ com os alimentos de forma natural, podem ser alternativas bem eficientes para que seu filho aceite melhor novas opções saudáveis:

                Vale a pena lembrar que devemos sempre respeitar a idade da criança colocando limites devidos, e também respeitar as quantidades dos alimentos de forma equivalente à idade.

  •                  Encontrei aqui  um comentário sobre A Folhinha, da Folha de São Paulo, à respeito de uma matéria sobre o lanche escolar. Nesse site você também encontrará muitas dicas de cuidados com o seu bebe, alimentação infantil e muito mais!

  •                 O Ministério da Saúde, através de publicações, disponibiliza vários materiais sobre alimentação saudável, para a população e profissionais da saúde:

Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos

Dez passos para uma Alimentação Saudável– Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos

  •                Neste site aqui ( Nutrição Infantil) você também encontrará muitas informações sobre alimentação infantil

                 Vamos cuidar das nossas crianças! Participamos ativamente quanto aos seus hábitos alimentares e diante deles refletirão o seu crescimento, aprendizado e saúde.

                  Nos próximos posts continuaremos abordando assuntos parecidos. Continue acompanhando e deixando a sua opinião e dúvidas!

“Ser criança é acreditar que tudo é possível.                                                      
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
…Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser.”
Gilberto dos Reis

                                                                                                                                                      

                       “Que o teu alimento seja o teu remédio”

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4 comentários sobre “Cuidando das nossas crianças…

  1. Raíssa disse:

    Ta top seu blog Cá! mto bom… essa última matéria está ótima.. vou até pegar algumas dicas de lanches pra minha irmã.. rs
    beijos, saudades!

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